top of page
  • Foto do escritorNathan Gomes

A sustentabilidade na indústria gráfica

Vários setores estão em busca de alternativas mais sustentáveis de produção, seja por meio do desenvolvimento de projetos para cuidar do meio ambiente ou apenas optando por opções menos prejudiciais ao ecossistema. No setor gráfico, empresas responsáveis como a Gráfica Express utilizam insumos e equipamentos com certificações ambientais.

sustentabilidade na indústria gráfica

Apesar da magnitude do problema, a conscientização das gráficas, editoras e jornais está em crescimento.


No entanto, ainda persistem muitas dúvidas sobre como elas podem ser mais eficazes na redução dos danos que a indústria provoca e como podem contribuir positivamente para reverter esse quadro.


Recursos Naturais

O uso de recursos naturais é uma realidade em muitos setores, incluindo a indústria gráfica, que depende da fabricação de papéis e tintas a partir desses recursos. Para minimizar o impacto ambiental, os fornecedores das gráficas têm trabalhado no desenvolvimento de selos de sustentabilidade, como insumos provenientes de matérias-primas com certificação ambiental.


Alternativas

Entre as alternativas já implementadas estão o apoio a projetos de recuperação de áreas exploradas e a aquisição de insumos certificados originados de áreas controladas e regulamentadas. Um excelente exemplo é a produção de papel a partir da celulose obtida em áreas reflorestadas com rígido controle ambiental. No âmbito dos serviços gráficos, uma atitude positiva é incentivar o uso de produtos com menor tempo de decomposição, reduzir o descarte e reutilizar materiais através de processos de reciclagem mais eficientes. Outras iniciativas também envolvem economia de energia e o controle do descarte de resíduos industriais, especialmente aqueles provenientes de produtos químicos, como baterias.


Boas Práticas

Boas práticas têm sido adotadas em diversos setores. Por exemplo, na indústria alimentícia, há uma notável adoção de medidas sustentáveis, como substituir embalagens por materiais biodegradáveis e de menor impacto ambiental, reduzindo o uso de embalagens plásticas.

No comércio varejista, os supermercados incentivam o uso de sacolas reutilizáveis ou biodegradáveis, que se decompõem mais rapidamente.


A pesquisa é uma ferramenta importante para encontrar medidas aplicáveis em seu negócio, uma vez que a sustentabilidade é amplamente difundida nas redes, proporcionando acesso a alternativas e boas práticas sobre o tema. É crucial que cada um faça sua parte, pois a preservação é uma responsabilidade coletiva.



Nosso futuro está nas mudanças que realizamos hoje, e todos somos responsáveis pelas próximas gerações.


Garanta serviços de qualidade para sua empresa, solicite um orçamento com a Gráfica Express.

23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

コメント


コメント機能がオフになっています。
bottom of page